sábado, 2 de junho de 2012

O que eu ganho comentando no seu blog?


Lendo o comentário de Luana na postagem: “Sem comentários e agora?” lembrei que as pessoas normalmente comentam em blogs em busca de comentários. Mas será que isso funciona?

Muitas vezes somos bombardeados nos comentários com frases do tipo: Eu gostei do seu blog e estou te seguindo, segue o meu. Ai você olha a postagem e depois o comentário, vai ao blog de fulano, vê que o carinha conseguiu uns vinte e poucos comentários em uma resenha e nada mais que isso. E talvez uns seguidores.

Mais e depois?

Para quem não sabe – creio que a maioria sabe – alguns parceiros ou editoras ou afins pedem aos blogueiros para que consigam X comentários para sortear ou dar uns livros para os blogueiros tanto para sorteio como para divulgar e outras coisas a mais. Eu não sei se a informação é certa, mas ouvi comentários.

Ou conseguir X seguidores e ficam enchendo os outros com comentários chatos em momentos inoportunos ou pior... Eu até poderia escrever mais e mais, porém quero a opinião de vocês. Alguém passou por um caso parecido ou fez algo do gênero?

O que eu ganho comentando no seu blog?

Lembre se: Eu não estou julgando ninguém ou querendo o mal. Mas troca de informações e conhecimentos sobre o assunto em questão são sempre bem vindos principalmente para os iniciantes. E como eu não sei como funciona com parceiros e afins porque não tenho seria bom saber. 

15 comentários:

  1. Oi Sú,
    Olha no inicio eu comentava em sei lá quantos blogs por dia, mas sempre tentei dar minha opinião, detesto aqueles comentários genéricos do tipo: Concordo com vc ou gostei da resenha ou ainda nao li mas ta na lista kkkkk
    É muito bom vc entrar e ver muitos comentários no seu post, mas comentários que valham a pena e com o passar do tempo vc ve que as pessoas voltam e acabam se formando um tipo de amizade. Eu sigo todo mundo que me pedir, alguns sei que pedem por conta das editoras, mas eu estou tão longe disso que nem ligo, tenho só 140 seguidores kkkkkk
    Não sabia dessa história de ter que ter X numeros de comentários. Acho isso uma bobagem, sou super feliz com meu cartão da biblioteca, onde pego o que quiser. Estava até comentando com meu marido que esse lance de ganhar livros é uma jogada pra manipular os blogs, vê quantos blogs resenhando a mesma coisa... As vezes fica até chato sem muitas novidades e quando digo novidades não falo dos últimos lançamentos.
    Achei seu post super valido, também penso muito nessas coisas.
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da sua opinião e não é só reflexão, mas temos que saber como cada blog age principalmente os literários com relação a livros e resenhas. Se você ficar de olho no Twitter as vezes é fácil notar a raiva de uns blogueiros porque algumas editoras não o selecionaram ou perderam a parceria por conta de não realizar mudanças. Só escrevi essa postagem porque é algo a se pensar e sair da mesmice, mas sem agredir ninguém só trocando ideias.

      Obrigada pela sua opinião.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Sim, vc está super certa. Ta tudo muito igual e muita gente com medo de errar e perder parceria. Acho que parceria é legal, chegar e ter correio, deve ser muito legal até eu queria rsrsr Mas acho que tolhe muito a liberdade de expressão e até mesmo o conteudo que vai ser exposto no seu blog, ao invés de vc decidir isso as parceiras que decidem, quando lhe enchem de livros...
      Acho muito importante debatermos esse tipo de assunto, se vc não se importar acho que vou fazer um post sobre isso tb.
      Bjos

      Ps: o comentário de cima fui eu que exclui sem querer entrei pelo login do meu marido kkkkkkk

      Excluir
    4. Fique a vontade. Vamos explorar muito assunto e depois passa o link para euzinha ir lá ler e comentar. Tem muitos temas que são poucos comentado com relação a livros e autores e outros temas com relacionados ao mundo literário.

      Sorte!

      Excluir
  2. Hoje em dia existem diversos blogs e a cada dia novos surgem. Isso de maneira nenhuma é ruim, pois assim podemos ver diversas opiniões sobre diversas coisas, mas o foco "escrever" andou se dissipando. Ter parcerias, receber livros de graça é a bola da vez. Isso é bom? Em partes. Não tenho dinheiro para comprar todos os livros que gostaria e nem tempo para ir à uma biblioteca, mas ter um blog não é só receber livros. É poder ler e compartilhar o que você acha. Eu amo ser blogueiro por isso. Por ter a oportunidade de ler, escrever e discutir sobre livros. Não que não fique feliz por receber livros, mas enfim. Costumo comentar em todos os posts que possuem títulos que me agradem - por isso vim aqui. Se vão comentar no meu blog? Não sei, ficaria feliz, mas não sei. Vai da consciência de cada um. Adorei a proposta do post, muitos deveriam pensar como você. Parabéns pelo blog.

    Beijos,
    Felipe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei de ler a sua opinião sobre o meu post e gosto de trocar ideias e falar sobre vários temas e - na minha opinião - vejo a situação assim. A maior parte buscas comentários e fica aquela bagunça e o assunto poderia ser ampliado, mas ia ser muito falatório e eu ia ficar sendo a chata.

      E qualquer troca de ideias pode entrar em contato via e-mail que estaremos resolvidos. Quem sabe eu não dê uma olhada...

      Agradeço o comentário.

      Excluir
  3. Eu odeio essas editoras que levam em consideração o número de comentários para alguma coisa, nem todo mundo que lê necessariamente diz alguma coisa. Na verdade, acho que é melhor ter poucos mas bom comentários do que ter muitos de pessoas que nem leram o que você escreveu. Gostei do seu texto e dos comentários acima também. Antes de ver quantos cometários tem em meus posts procuro sempre ver quantas pessoas leram, isso é mais importante, pelo menos pra mim. Eu tenho o costume de comentar em outros blogs que me indicam ou os que eu sigo...

    Abraços Suellen
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais um comentário reflexivo. É bom ler que cada um tem a sua opinião sobre o assunto e esse tema sempre me deixava sem entender porque o povo procurava fazer isso, mas querendo ou não é a realidade.

      Valeu amigo!

      Excluir
  4. Eu não comento nos blog dos outros esperando ganhar alguma coisa, a não ser quando é sorteio,(brincadeira, kkk). Eu comento porque quero participar, porque gosto deste ou daquele blog. Não gosto muito de comentários como eu te sigo vem me seguir. E quando noto que a pessoa é frequente, vou naturalmente procurar se ela tem um blog para retribuir a atenção.
    Mas isso são atitudes minhas, se são certas ou não, é a minha forma de agir.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkk. Em sorteio somos meio que obrigada para computar a participação - creio. Adorei o seu comentário e acho que vou seguir essa linha agora.

      Beijos!

      Excluir
  5. Nossa meu comentário gerou uma postagem, me senti especial! HUASDHUF
    Sem bobeira agora. Como eu já disse antes (ou pelo menos acho que disse) é uma briga,você comenta no meu blog, eu comento no seu! se o conteúdo é bom realmente não importa, o que importa é ter seguidores e comentários, para obter parcerias. E isso é um saco! Eu sempre tento retribuir as visitas, mas eu não vejo isso como uma obrigação, sabe, se eu não gosto do conteúdo eu não vou ficar fingindo e dizendo: Ai que resenha linda! Eu preso pelo conteúdo, e gosto de comentar relacionado a isso, por isso as vezes eu demoro tanto para comentar em certo blog, mas pelo menos eu leio a postagem. Como sempre eu já devo ter me perdido no meu texto e falado nada com nada.
    Adoro essas discussões, mas eu geralmente fujo legal do assunto.

    beijos, Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Lu por sua opinião e por passar aqui além de me dar a brilhante ideia de fazer uma postagem.

      beijos!

      Excluir
  6. Oi querida, vim dizer q te indiquei pra um selinho xD

    http://universodekamy.blogspot.com.br/2012/06/selinho.html

    E avisar, q msm não respondendo todas suas postagens, eu to lendo, é q no final nunca tenho algo pra dizer, pois o povão aqui já falou hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk. Mas pelo menos tente amiga quem sabe a sua opinião ajuda a fazer uma postagem legal.

      Beijos e fazendo o meme.

      Excluir