sexta-feira, 3 de junho de 2011

Resenha – Bullying – Mentes perigosas nas escolas






Livro: Bullying – Mentes perigosas nas escolas
Autor: Ana Beatriz Barbosa Silva
Editora: Fortanar
Sinopse: Em: 'Bullying - Mentes perigosas nas escolas', a Dra. Ana Beatriz faz uma análise sobre um dos tipos de violência que precisa ser combatido. O livro faz uma investigação do problema, apresentando informações aos pais, professores, alunos e profissionais de diversas áreas para identificar esse tipo de violência e suas consequências, como também o que se pode fazer para combatê-la.

A curiosidade me levou a ler esse livro antes de uma palestra que assisti a algumas semanas por conta do curso que faço. Bullying é um termo que não compreendia até o momento que li esse livro, sem contar as palestras que participei e como a própria autora colocou em xeque foi que todos nós sofremos agressões e agredimos, pois é algo incluso na sociedade.



É importante salientar que ela é psicóloga e como uma boa profissional ela traz exemplos do seu consultório, mas sem expor os seus pacientes e também as agressões que correram no mundo e como as pessoas superaram ou não o trauma sofrido na infância ou adolescência.
Achei interessante um capítulo que a autora mostrou que há pessoas que sofreram Bullying na época de escola e algumas delas conseguiram transformar agressão em algo a favor deles, ou seja, em vez de se fechar para o mundo se tornaram grandes personalidades que conhecemos hoje.

Se você é educador ou trabalha na área da educação precisa ler esse livro, pois é muito esclarecedor. Uma opinião da pessoa que leu o livro é que todos leiam esse livro mesmo quem não tenha filhos ou não trabalha na área da educação já que vemos nos noticiários os casos de Bullying que poderiam ser evitados.



A capa é bem chamativa e a leitura é simples. Recomendo a leitura e não tenho mais nada o que falar, pois ia perder a graça de ler e ver, por assim dizer, com os seus próprios olhos.


Fabuloso.

16 comentários:

  1. Bullying,

    só quem sofreu sabe o que é isso...
    ótima resenha Su!

    ResponderExcluir
  2. Acho que esse livro será super legal para mim, pois gosto muito também da área da educação. Achei a resenha muito boa - clara e sucinta.

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua resenha Sue! Lembro-me de uma vez que fiz um post falando sobre o Bullying, e foi um dos mais acessados. Eu já sofri muito disso, sei como é :/ Se todos tivessem a oportunidade de ler um livro como esse, o mundo seria diferente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem não sofreu, mas aparece que agora a coisa ficou seria mesmo. É como falam se não trata antes da doença depois fica pior é leva a morte. É mais ou menos o que vem acontecendo.

      Creio que todos deveriam ler.

      Excluir
  4. Eu sofri por muito tempo, e ainda carrego as cicatrizes.

    ResponderExcluir
  5. Amei sua resenha Su! *-*'
    Realmente o bullying é uma coisa que cada dia se vê mais e mais.
    Esse livro deve ser tão pesado quanto os preconceitos que o fazem.
    Vou ler com ctza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo.

      Tente lê e você vai compreender os dois lado do Bullying.

      Beijos!

      Excluir
  6. Hoje em dia isso tá tão falado, mas sempre aconteceu nas escolas, nos empregos, em casa. Só que ninguém falava, tinha medo, ou simplesmente diziam: Fulano vive mexendo comigo; Ciclano não me dá sossego, não aguento mais, etc. É importante uma pessoa como essa autora descrever em livros os momentos sofridos pelos seus pacientes e também a forma como venceram esses problemas. Parabéns pela resenha. Muito bem elaborada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada e recomendo mesmo a leitura porque é de forma leve e você percebe o quanto sofreu quando era menor.

      Excluir
  7. Adorei o livro, confesso que não conheçia. Mas a tematica é bem legal, pois é um assunto muito discutido ultimamente.

    ResponderExcluir