sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Resenha - O monge e o executivo




Livro: O monge e o executivo
 
Autor: James C. Hunter
 
Editora: Sextante
 

 
 
Bem o que dizer do livro, ou melhor, como começar uma resenha de um livro considerado de auto-ajuda? É simples ou talvez não. Mais posso dizer que nessa releitura vi algumas passagens que tinha esquecido ou passado despercebido. Sim, é uma releitura, pois eu tinha comprado e lido esse livro a alguns anos atrás e por indicação de um professor.
 
Voltando, o livro é bom e em alguns capítulos você fica refletindo sobre o personagem que é um líder na empresa e onde ele trabalha passa por inúmeras situações não só profissionais como pessoais. A vida desse homem parecia ser perfeita até que em um retiro ver que as maravilhas a qual vive não é bem assim. É tipo uma reflexão sobre liderança que para ser líder não é simplesmente liderar, mas ser mais, ou seja, ver os outros e a si mesmo. Um pouco complicado no começo, mas os personagens são bons.
 
É complicado ser líder porque você tem que se doar muito e não ver respostas do outros, só queixas e outras situações. Sei bem disso porque fui vice e como segunda na hierarquia vinha a minha líder sofre o pão que o diabo amassou e cuspiu e fez mais coisas no pão. 

Em suma, ser líder é difícil principalmente em um grupo onde você não consegue apoio, veja no meu caso, quando se tinha um problema em vez de conversarmos, todo mundo corria, mas queria que aquele assunto fosse solucionado, porém sem a participação de todos. É complicado e também não quero entrar em detalhes, mas liderar não é tão simples e claro que o livro o executivo e o monge mostraram num retiro de uma semana uma palestra que me fez pensar que alguns líderes são fortes e outros nem tanto.
 
Certo eu poderia falar um monte de temas ou assuntos, mas creio que só lendo ou tentando compreender a mensagem do livro é que você vai entender que aquela pessoa que é líder em tal lugar é uma pessoa comum como eu e você. A pessoa sofre para o seu bem, mas veja como às vezes você não dá valor e na maioria das vezes o chama de inútil e outros nomes, uma pessoa que lutar por você e não contra você.
 
Recomendo a leitura e reflexão sobre esse livro. 

2 comentários:

  1. Su, acredita que eu nunca li esse livro, e olha que eu devo ter umas 10 versões dele aqui em casa, todo mundo fala super bem, mas eu fico nessa, é auto-ajuda, tenho medo, mas gostei de saber que as vezes a gente esquece isso, quem sabe eu pego ele logo para ler (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha esquece esse negocio de auto ajuda. O livro é bom porque faz você pensar sobre alguns assuntos legais. E toda vez que alguém falar que é de auto ajuda não pensa que ele vai ti ajudar em algo ou é conselho, mas é um livro de reflexão. Pensa direitinho e dá uma lidinha.

      Beijos!

      Excluir