sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Resenha – Como obter sucesso em sala de aula?


Livro: Como obter sucesso em sala de aula?

Autor: Tania Dias Queiroz e Márcia Maria Villanacci Braga

Editora: Rideel

Sinopse: Os primeiros anos após a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais foram marcados por um misto de ansiedade, medo, resistência e, ao mesmo tempo, esperança. Cientes das necessidades dos educadores e tendo como objetivo facilitar a caminhada às atuais mudanças, elaboramos esta obra para que se atualizem rapidamente e se mantenham na vanguarda dos processos inovadores da área educacional. Possibilidades teóricas e práticas sócio interacionistas, interdisciplinares, transversais e contextualizadas para o Ensino Fundamental.

Sei que o livro não é uma linda história de amor ou algo que prenda a atenção de qualquer um, mas o motivo de eu colocá-lo aqui é simples. Tem uma história para explicar alguns pontos da Pedagogia. A educadora Aparecida é a personagem central, ela explica os termos pedagógicos de forma que não só o aluno como qualquer um possa compreender. Adorei como as duas autoras explicaram algo que parecia impossível de compreender com uma pequena história.

Sim é um livro para quem atua na área de Educação ou como posso explicar é voltado para futuros Pedagogos e professores. Mas até mesmo quem não é da área deve ler certos livros e esse é um deles.

Aparecida é aquela professora que deseja mudar a realidade das aulas e da educação e tenta explicar aos amigos professores que é fácil e simples ensinar aos alunos. A primeira parte é como Aparecida explica os termos pedagógicos aos outros professores e como eles devem exploraram os conteúdos em sala de aula. Na somente os assuntos curriculares como a atualidade e também trazer temas diversos a matérias que às vezes não tem nada haver. É mais uma dinâmica muito interessante que não consigo descrever. Poderia ser como se o leitor estivesse em meio aos educadores tentando desvendar o novo método a que Aparecida deseja que a escola ponha em prática.

A segunda parte mostra como usar os conhecimentos em aulas práticas. É bem teoria e prática que o livro mostra. Se você tiver um tempo procure mesmo ler livros de sua área por curiosidade, pois às vezes eles surpreendem. Eu achei maravilhoso e posso dizer que a educação no meu ponto de vista agora terá outra visão.

Sei que não vou ser lá aquela coisa na área da educação e nem que vou ser a melhor profissional do mundo, mas irei fazer a minha parte mesmo que seja mínima. Pois eu creio que cada um possa fazer a sua parte mesmo que seja um 0,000000001%, mas você tentou mudar um pouco.

2 comentários:

  1. As inovações propostas por ela tem base de Paulo Freire?? Pergunto somente por curiosidade, pois a minha área é saúde porém meu noivo e pedagogo.

    Vou indicar o livro para ele, pois pela sua resenha me parece muito interessante a forma como e colocado o conteúdo.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que sim. Mas a ideia do livro é boa e vale muito a pena ler. Seu noivo irá gostara.

      Excluir