domingo, 11 de março de 2012

Resenha – Rendição


Livro: Rendição – Livro I

Autor: Josiane Veiga

Editora: Bookess

Sinopse: Dentro da moralista sociedade japonesa, duas almas gêmeas lutam desesperadamente para viver seu amor. Ken Takeshi foi descoberto na infância por um caça talentos. Artista nato, ao lado de quatro amigos tornou-se um dos maiores ídolos do Oriente. Porém, o rapaz que era o sonho de todas as mulheres amava outro homem...

Rendição fala da luta de dois jovens para viver um amor proibido. É o primeiro original voltado ao público GSL de Josiane Veigae, sobre ele, a autora comenta: “É uma história de amor. Uma pura história de amor capaz de enfrentar todos os desafios, sem deixar-se abater.”

Bem antes de tudo vou esclarecer umas coisinhas sobre o livro: o que eu ganhei é a primeira edição, ou seja, foi à primeira versão impressa e as letras são de uma fonte menor por isso a quantidade de página é menor que a nova edição. A minha tem 322 páginas, a fonte da letra é menor, mas isso não tirou o brilho e nem tive problemas com relação à leitura. Havia alguns erros de digitação, mas nada que deixasse sem nexo a leitura, pois só encontrei umas dez palavras ou possa ser até menos, mas entendi tudo perfeitamente.

Agora vamos à resenha.

A capa é uma obra de arte, eu não entendo de arte, mas é apropriado para o livro e só lendo para entender a escolha da capa além da escolha do título. Pois logo nos primeiros capítulos Josy explica o nome do livro – Rendição - e eu não contarei porque você vai ter que ler.

Agora a trama...

Olha vai meio difícil me lembrar de tudo, mas vou tentar enumerá-las, o livro aborta vários temas e entenda bem que tudo se desenvolveu em meio à vida pessoal, profissional e na sociedade. Vamos aos temas: aborto, preconceito homossexual, amizade, amor, violência física, violência psicológica, pedofilia, discriminação de várias formas, família, força e assim por diante. Juro que vi tudo isso na leitura.

Os personagens são algo a parte, Josy conseguiu criar não só uma vilã incrível como um grupo de jovens artistas que me fez crê que eles existem de carne e osso. Sem contar os personagens secundários. É tão real que tive hora que queria tocar fogo no livro para ver se fulano ou beltrano queimava vivo. E teve horas que desejei entrar no livro e sacudi uns personagens como o líder da banda - Ken - que não via na sua cara algumas situações. E claro que meu personagens favorito é Junior – o cãozinho super fofo que me fez ri, chora e me encanta.

O melhor foi... As cenas mais quentes – sim teve descrição de sexo entre dois homens a qual me deixou boca aberta. - muito realista por sinal. O motivo? Bem como dois homens que nunca tiveram relações mais íntimas desenvolvem a relação sexual em si. Josy está de parabéns nesse quesito porque os fez desenvolver a cada passo, ou seja, a descoberta da intimidade ao sexo propriamente dito. Acho que só lendo para compreender todo esse desenvolvimento intimo.

Gente, sei que muitas pessoas que leram tudo isso acima não vão entender nada porque na minha expectativa só lendo para compreender a obra. Não ia adiantar eu falar como é grandioso o livro se você não tiver a oportunidade de ler.

Eu sou a prova disso, pois quando li pela primeira vez estava passado por um momento difícil e Rendição me mostrou que só mesmo a pessoa pode superar os obstáculos da vida. E após anos voltei a relê-lo e posso lhe dizer que vi com outros olhos essa obra literária. Pensei que poderia ler em pouco tempo, mas notei que meus sentimentos pelos personagens me deixavam conturbada porque assim como da primeira vez mexeu muito comigo. Além de me fazer relembrar um passado adormecido.

Eu não recomendo que você leia Rendição, pois creio que você já deveria ter lido.

Já que é um livro que não se vê uma história de amor de dois homens simplesmente, mas são histórias de vidas que me fez pensar do porque não lutar pelo que desejo.

Porque não fazer como Kazuo Nimomura que venceu seus traumas familiares? Porque não ser líder, pai, responsável pelo outros e acima de tudo amigo como Ken Takeshi? Porque não ser como Aiko Morita ou Kin Matsuda que lutaram pelo que acreditaram? Porque não lê uma obra por várias óticas? Porque você continua aqui lendo se não adquiriu o seu e já começou a saborear as lindas histórias de superação desses personagens criados por uma mulher?

Sei que até a vilã Audrey vai lhe deixar de queixo no chão...

“Rendição me passou muitas mensagens, e uma lição de vida: quando se ama, deve-se lutar pela pessoa amada.”

Suellen – Leitora.

15 comentários:

  1. Faz muito tempo que não lia uma resenha sua, da até saudade, elas são bem legais. Eu não conhecia esse livro, mas achei bem interessante a sinopse e o enredo contado na resenha. Parece ser um livro marcante, fiquei com muita vontade de ler.

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloco a culpa da faculdade e nos textos, mas pelo menos consegui lê um livro e escreve a resenha. Agradeço pelo comentário.

      Abraços!

      Excluir
  2. Parece ser um livro maravilhoso mesmo, fiquei muita vontade de ler mesmo, parece ser um livro bem intenso, estou certa? e diferente de tudo que estou acostumada a ver, é um livro para se ler de mente aberta certo? (não precisa responder, eu gosto de ficar falando 'certo?')

    beijos, Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina! Creio que só você lendo para ter todas essas respostas. Certo?

      Beijos!

      Excluir
  3. Uma bela resenha para um livro apaixonante.
    Li o livro há algumas semanas e continuo encantada pela história.
    Só a Josy para nos deixar de boca aberta com suas histórias.

    ResponderExcluir
  4. Oi Su!
    Muito boa sua resenha, me despertou um interesse grande em ler. E confesso, bem curiosa para saber o sentido do título e da capa JLKSAJL

    Beijos, Kamila
    http://vicio-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito interessante o livro em si. Creio que você ira gosta.

      Beijos!

      Excluir
  5. Bom, eu já li o segundo livro e sei do que está falando, mas ler o primeiro livro e saber da história desde o inicio é outra coisa. A Josy sabe como prender alguém com seus livros, não é?!

    E pelo que vi aí, a coisa é bem mais intensa, já estava doida para ler esse livro, mas agora, eu necessito dele.

    Josy-senpai está de parabéns pelos maravilhosos livros que escreveu e ainda escreve, e pela coragem que teve ao publicar algo que iria gerar muita polemica.

    E você também está de parabéns, pela resenha que fez, me deixou com água na boca.

    Bjokas geladas amiga =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga você tem toda razão. Eu preciso ler a continuação e você a primeira parte. Essa Saga nos conquistou mesmo.

      Beijos!

      Excluir
  6. Nossa, nem tenho palavras, sua resenha foi mto perfeita. Eu sempre me emociono qdo meus leitores conseguem entender e perdoar Morgan por sua mente maquiavelica...e obrigada aos leitores que comentaram a resenha... mtooo obrigada de coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E olha que nem foi a metade do que eu estava pensando em escreve. Mas eu acho que deu para entender um pouco da sua obra. E repito só lendo para compreender a grandiosidade.

      Beijos e eu que agradeço.

      Excluir
  7. Suellen, esse parece ser um livro bem forte e que trata de temas variados - o que é bastante interessante, uma vez que na vida real também estamos sempre lidando com muitas situações diferentes.
    Confesso que não gostei muito da capa, mas apesar de me apaixonar por capas não me atenho a elas para decidir se quero ou não ler a história.

    Beijos,
    Nanie - Nanie's World

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você vai gosta muito do livro.

      Obrigada por comentar.

      Excluir
  8. Ei, Suellen, não conhecia o livro ainda. Não gostei muito da capa, mas a história parece ser linda, verdadeiramente comovente. Engraçado como muitos torcerão o nariz para ele por se tratar de um casal homossexual. Uma pena. Mesmo em pleno século XXI as pessoas ainda mantem esse preconceito tolo, mesmo em relação a uma obra literária. As pessoas conseguem enxergar as drogas, o assassinato, como coisas "cotidianas", cansados de verem isso na TV dia após dia. O homossexualismo e as diferenças também são muito divulgados, mas a maioria das pessoas não conseguem conviver com eles. Convivem com a ignorância, o preconceito, o extremismo, mas não com isso.
    Realmente, sua resenha ficou magnífica. Espero pode ler um dia.

    Um beijo,
    Inara

    ResponderExcluir