domingo, 13 de fevereiro de 2011

Entrevista 2

Sim, temos o segundo corajoso. Fe é um dos que admiro, não só como pessoa, mas como amigo a distância e posso lhe dizer que um dia o conhecerei pessoalmente. Mas vamos parar de conversa fiada e vamos a mais uma entrevista. Como vocês já sabem o intuito dessa e da outra entrevista é mostrar que eles são como eu e você, talvez nem tanto quanto eu, mas eles são pessoas normais e legais.


Nome?


Fernando Rocha Lucena


Penname(s) que adota?


Metal Ikarus. Mas já tive outros. Ikarus-Wing (Foi o primeiro, o que me fazia ser confundido por menina no fanfiction), Ikarus-sama (Meu segundo, que adotei por que era como eu era mais comumente conhecido no site). Agora vou de Metal Ikarus que é um nome de uma música do Angra.


Idade?


28 anos.



Quando você começou a escrever fic?


Foi, mais ou menos, entre 2006 e 2007. Tomei gosto, participando de uma espécie de fic coletiva na Comunidade do Mu de Áries no Orkut. Era uma fic em que qualquer um podia participar e cada um escrevia um pedacinho. Descobri um novo hobby e comecei a escrever minhas próprias fics.


Qual o anime que você gosta?


Bom, Cavaleiros do Zodíaco (óbvio). E curto outros como: D.Gray-Man, Tenjou Tenge, Fairy Tail (Começando agora), Death-note, Full Metal Alchemist, Devil May Cry, Cowboy Beebop, Yuyu Hakusho, Dragon Ball... Alguns desses, eu vi tanto que já enjoei. Mas assisti (ou assisto) a todos. Deve ter alguns nessa lista de que não me lembro no momento.


Por que começou a escrever fic?


Bom, descobri que era um hobby mais divertido do que eu imaginava e foi uma forma de dar vazão a imaginação. Receber elogios pelas fics também ajudou um pouquinho...
Meio que virou uma paixão que eu tenho. Sempre gostei de ler (Quadrinhos e mangá) e aí poder escrever uma história do meu jeito é estimulante.
Ah sim. Fiz muitos amigos também, grandes amigos que conheci através das fics que eu escrevo. Ou leio.



Em quais fandoms participa, tanto escrevendo quanto comentando?


Bom, no início eu escrevia mais no Orkut. Da comunidade do Mu para uma pequena comunidade criada por um dos participantes da "Fic-coletiva".

Mas alguém apagou/hackeou a comunidade que era muito pequena. Eu recriei a comunidade que tem hoje em dia, pouco mais de 200 membros o que gerava poucos leitores e poucos comentários (No geral críticas boas, ainda bem).

Decidi ir aos poucos divulgando mais minhas fics.

Procurei outra comunidade pequena para começar a postar minhas fics e acabei conhecendo duas das minhas melhores amigas atualmente. Depois disso, fui pro fanfiction.net. Lá a receptividade era tão pequena (pelo menos referente as reviews), mas me senti mais a vontade lá e acabei ficando por lá mesmo. No fanfiction eu venci um medo que eu tinha de ser criticado negativamente pelas minhas fics.

O que me impedia de tentar escrever para uma comunidade maior de leitores. Mas a receptividade e as amizades foram ficando maiores e melhores, e acabei ficando só pelo fanfiction mesmo. Hoje a comunidadezinha que tenho está abandonada com um ou outro gato pingado postando alguma coisa lá. Há uns meses atrás abri uns tópicos lá só pra divulgar minhas fics no fanfiction...




Você procura alguém para ser beta-reader de suas fics?


Bom, não exatamente. Eu costumava dizer que essas duas amigas que fiz no orkut eram minhas betas. Mas elas não faziam alterações nas fics que eu mandava para elas. Eu só mandava para elas lerem, por que elas sempre adoravam e comentavam em tudo que eu escrevo. Hoje, de vez em quando, ainda mando alguma coisinha pra elas lerem de antemão. Uma delas ainda aponta alguns errinhos que eu cometi e eu acabo corrigindo. Mas com o passar do tempo, vai ficando mais difícil manter contato, mesmo pela internet.
Aí, raramente, elas betam alguma coisa. Mas sempre leem o que eu mando e comentam.




Qual a melhor fic que você escreveu?


Ah não sei. Sinceramente. Eu tive várias que gostei muito. E, geralmente, classifico pelo fator "diversão enquanto eu escrevo". Nessa categoria tenho a trilogia das "Fúrias de Ártemis". Foi minha primeira mega-Saga e a com que iniciei minha "carreira" no fanfiction (Escolhi-a por que foi a primeira que escrevi com 100% de personagens originais meus e por que como o fandom lá é de 99% de meninas, achei que seria bem aceita.

Depois tem “Saint Seiya extreme”, “Sensou no Megami”, “Olympus High”... E várias one-shots e fics de presente relacionadas ou não com essas outras que gostei muito.
Não dá pra apontar uma que eu ache "melhor". Mas dá para apontar umas que não gostei tanto e que considero minhas piores...



Qual a pior fic que você escreveu?


Bom. Teve “Ifrit May Cry”. Eu tentei escrever uma fic usando a história de “Devil May Cry” com personagens de CDZ. Saga e Kanon, já que os protagonistas do jogo eram gêmeos. Saiu muito ruim. Perdi o prazer de escrevê-la e fiquei só adaptando as "cenas" dos jogos em forma de texto e saiu meio pelos cocos.

“Mythology” também é uma delas. Tentei fazer uma fic diferente do habitual "heróis lutando contra deuses para salvar o mundo" e tentei escrever uma fic mais de relacionamentos e mais voltada pro mundo real. Com drama e linguagem adulta. Foi outra que por fim larguei de lado e terminei quase dois anos depois.

Também escrevendo pelos cocos e querendo terminar logo.
E a fic no fim deve ter tido menos de 15 capítulos. Acho que só sirvo pro "heróis enfrentando deuses pra salvar o mundo mesmo".




Alguma fic que marcou a sua vida (pode ser a fic que escreveu ou leu)?


Bom, que escrevi, vai ser sempre “Fúrias de Ártemis”. Foi a primeirona a que me dediquei uns belos 3 anos pra completar. Até hoje amo os personagens dela.

Que eu li teve várias: “Destiny's Child” da “Pure-Petit Cat” foi uma. Foi a primeira que eu me arrisquei a escrever uma ficha (a pedido dela). Aí descobri o prazer de escrever/ler fics de fichas, embora tenha me arriscado a escrever a primeira fic de fichas muito tempo depois com “Sensou no megami”...
Teve algumas fics que recebi de aniversário em dezembro agora, como “The Unfforgiven” da “Black Scorpio no Nyx” ou “Parem o casamento” da “Lune-Kuruta” que também gostei muito. Da “Black Scorpio no Nyx” tem também “Nocturnal Storm”.



Que mensagem você deixaria para as pessoas que escrevem ou leem fic?


Bom. Eu sempre me lembro de uma amiga (que infelizmente não é mais amiga, mas isso não vem ao caso) que queria se arriscar a escrever uma fic, mas tinha receio de ser criticada...
Eu disse: Escrever fic é ter a liberdade de escrever a história como você quer.
Do jeito que você quer.

Então, a primeira pessoa a estar satisfeita com a fic é você mesmo. Se mais alguém gostar, é lucro. Então, escreva o que te faz bem e seja um fic-writter feliz.


Acho que é isso...


Acabou. Nossa! Fiquei surpresa com essa entrevista e como cada um de nos entra nesse mundo. Apesar de que Fe (Eu o chamo assim porque somos amigos. Ok!) é uma daquelas pessoas carismática que esta sempre ali por perto e apoiando ou dando força. Fiquei contente por ele ter aceitado fazer a entrevista e senti que havia um pouco de medo, mas isso todo mundo tem. Agradeço pelo tempinho que tinha e preparando nova entrevista.

Um beijão e segue o link do perfil dele para vocês conhecê-lo melhor.

Até...

http://www.fanfiction.net/u/1338330/Metal_Ikarus

Nenhum comentário:

Postar um comentário